
Sábado, 7 de março 2026 / 09:30 às 12:30
Leitura e adolescência: um binómio fantástico? por Paula Cusati
É possível, hoje em dia, conjugar o verbo ler com a adolescência?
Partiremos da análise dos conceitos de “promoção e mediação de leitura” e de “adolescência” para chegarmos à reflexão acerca da nossa experiência pessoal e profissional. Examinaremos questões concretas, como o perfil do mediador, as experiências prévias do(s) leitor(es), o espaço, o acervo e as estratégias de promoção e mediação do livro e da leitura. Indo além de ações pontuais, veremos como criar projetos continuados com o público jovem, de modo a que a literatura possa ser mola para o pensamento crítico, espelho, horizonte largo e fascinante.
Biografia de Paula Cusati
Leitora, mediadora de leitura, formadora e consultora. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, em 1996, com biénio de Especialização em Ensino das Línguas Estrangeiras, em 1998, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Livro Infantil, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica de Lisboa. Terminou a parte curricular do Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil, na Universidade de Castilla - La Mancha (Espanha).
Dá aulas desde 1996 e trabalha na área da mediação de leitura há 16 anos, tendo começado na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, onde foi responsável pela programação, promoção, animação e mediação da leitura, de 2008 a outubro de 2011. A partir dessa data, é trabalhadora independente.
Em 2012 e 2013, com Miguel Horta, fez parte da equipa de formadores / animadores do projeto "Cata Livros", da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012, inicia o seu primeiro projeto de mediação de leitura regular, atualmente no seu 12º ano: "Grandes Histórias para Pequenos Leitores", com alunos do pré-escolar, no JI “O Sabichão”, em Santiago do Cacém. Em 2013, no seguimento deste primeiro projeto, inicia a primeira temporada das "Converas Pequenas", encontros mensais de capacitação para pais e profissionais, sobre literatura infantil e mediação da leitura, que mantém até hoje. Desenvolve ainda, há onze anos, oficinas de Leitura e Escrita, com alunos do 3.º ao 9. º ano, e o "Laboratório de Leitores Livres", para alunos de 1.º e 2.º ano do 1.º CEB.
Em 2018, colaborou com o Plano Nacional de Leitura, no projeto Território Leitor, desenvolvendo oficinas de Leitura e Escrita, em continuidade, em escolas e ciclos de encontros das Conversas Pequenas, em Bibliotecas Municipais do Litoral Alentejano.
Desde 2022, é um dos 10 especialistas do Observatório de Leitura do Município de Pombal, que anualmente analisa e premeia os melhores livros para a infância e juventude publicados em Portugal.
É formadora de mediadores de leitura desde 2014, ano em que se estreia com uma conversa sobre o seu trabalho e a função social da leitura, nas XIII Palavras Andarilhas. Tem um vasto leque de ações de formação em carteira. Participa em encontros de reflexão e formação para mediadores e outros agentes educativos. Presta consultoria individual, profissional e institucional no campo da mediação leitora e da promoção da leitura e da escrita. Pertence à cooperativa cultural Chão Nosso.
Dinamização: Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Info e inscrições: 261 320 747 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt