Imagem de fundo

Sábado, 22 de novembro 2025 / 10:00 às 13:00

Dar a vez à voz: a leitura em voz alta e a narração oral em contextos inclusivos

Ação de formação dinamizada por Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina
Local:   Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários:   Educadores e professores dos vários grupos disciplinares e dos vários graus de ensino; técnicos das áreas da educação e animação sociocultural; técnicos bibliotecários; mediadores da leitura; estudantes
Valor:   Gratuito

Nesta formação pretende-se promover uma reflexão sobre teorias e práticas relacionadas com a leitura em voz alta e a narração oral, encarando esta arte como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, emocional, intelectual e humano nos contextos educativo e social.

Serão partilhadas metodologias, estratégias, recursos literários (e outros), tendo em conta as diversas origens e realidades culturais das crianças e dos jovens do nosso tempo.

Num ambiente propício para a experiência, os participantes poderão arriscar novos modos de ler, contar ou interpretar.

 

Serão abordadas as seguintes temáticas:

1. Centralidade da leitura e da narração para o desenvolvimento de competências na criança e no jovem;

2. Compreensão leitora e expressão oral;

3. Relações entre corpo, voz, gesto, movimento, interatividade e multissensorialidades: exercícios básicos de redescoberta, treino e orientação expressiva;

4. Leitura em voz alta e narração oral – vetores técnicos, didáticos e cénicos;

5. Seleção de textos/obras – critérios, críticas e prazer;

6. Para o infinito e mais além: guia para viagens a territórios desconhecidos.

 

Biografias

Ana Isabel Gonçalves é mestre em Arte e Educação e Paula Pina é doutorada em Estudos de Cultura. Desde 2012 que formam uma dupla de artistas, criadoras e contadoras de histórias, animadoras e mediadoras de leitura, com experiência de docência (Ensino Pré-escolar, Ensino Profissional, Português Língua Não Materna e Ensino Superior) e formação de educadores, professores, técnicos de bibliotecas e animadores.

Entre outros projetos, criaram o PROL - Programa de Literacia Emergente (em parceria com a AVOAR e livraria Cabeçudos). São mediadoras PNL 2027 e colaboram com museus, bibliotecas, escolas e empresas.

Assinam a rubrica radiofónica diária Palavras de Bolso (RTP – Antena 2) e a série de podcasts Pequenas Histórias de Grandes Músicos (RTP - Rádio Zig Zag).

São diretoras do coletivo Apanha-Palavras - Produção Cultural e com a sua equipa multidisciplinar de artistas implementam projetos educativos e culturais, dinamizam oficinas e sessões de leitura, e apresentam espetáculos originais e inclusivos, conjugando património, tradição e inovação.



Info e Inscrições: 261 320 747 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt