Imagem de fundo

Serviços

Serviço de empréstimo

Cartão de leitor

A obtenção do cartão é feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição, apresentando o Cartão de Cidadão e um comprovativo de residência e, para os não residentes no Concelho, um comprovativo do estabelecimento de ensino onde estuda/leciona ou empresa onde trabalha. Para estrangeiros solicita-se o documento de identificação e comprovativo de morada.

Para menores de 16 anos é necessário que a ficha de inscrição seja assinada pelo encarregado de educação.

O cartão de leitor é pessoal e intransmissível, sendo cada pessoa responsável pelos movimentos com ele efetuados. No caso de extravio do cartão, a Biblioteca deve ser imediatamente informada no local, por telefone para o 261 310 460 (chamada para rede fixa nacional), ou por e-mail para bmtv-recepcao@cm-tvedras.pt.

Inscrição e empréstimo

A inscrição e o empréstimo domiciliário são gratuitos. A inscrição pode ser feita presencialmente no balcão da receção ou através do catálogo online da biblioteca, acedendo à área pessoal do leitor.

Documentos passíveis de empréstimo

Todos os documentos são passíveis de empréstimo, com exceção de:

  1. Documentos integrados em coleções especiais de acesso condicionado, designados de reservados;
  2. Documentos de consulta local, identificados com uma bola laranja na lombada do documento. Excetuam-se situações devidamente autorizadas pelo colaborador responsável pelo empréstimo, nunca excedendo a quantidade definida pelas regras de empréstimo; 3. Jornais;
  3. Revistas em depósito;
  4. Documentos integrados, temporariamente, em exposições bibliográficas. Excetuam-se situações devidamente autorizadas pelo colaborador responsável pelo empréstimo;
  5. Documentos sobre os quais exista um pedido de reserva feito pelo utilizador;
  6. Documentos que, no momento, estejam a ser consultados por outro utilizador.

Modalidades de empréstimo

Geral: Pessoas que residam, estudem ou trabalhem no concelho de Torres Vedras ou façam parte da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste.

Instituições: Entidades em nome coletivo com sede no concelho de Torres Vedras.

Regras de Empréstimo

  1. As regras de empréstimo encontram-se sistematizadas, consoante a modalidade de empréstimo:
    1. Geral
      Tipo de documento Quantidade Prazo (dias) Tolerância Renovações
      Livros e revistas * 5 15 2 1
      CD e DVD 2 5 2 0
    2. Instituições
      Tipo de documento Quantidade Prazo (dias) Tolerância Renovações
      Livros e revistas * 25 20 2 1
      CD e DVD 5 20 2 1
  2. A renovação pode ser feita no local, por telefone para o 261 310 460 (Chamada para rede fixa nacional), através do catálogo online da biblioteca na área pessoal do leitor, ou por e-mail para bmtv-recepcao@cm-tvedras.pt, até às 18h30 do dia que está mencionado no talão de empréstimo, desde que o documento não se encontre reservado.
  3. Devolução de documentos:
    1. Por cada dia de atraso na entrega de um documento, o utilizador fica inibido de recorrer ao empréstimo por igual nº de dias.
    2. A entrega de documentos, fora do prazo estabelecido, não está sujeita a sanções quando não ultrapassa o nº de dias de tolerância definidos para cada tipo de documento.
    3. Caso o atraso na entrega exceda o nº de dias de tolerância, consideram se os dias de tolerância como dias efetivos de atraso na aplicação das sanções.
    4. A Biblioteca Municipal de Torres Vedras reserva-se o direito de inibir a utilização do serviço de empréstimo domiciliário, a utilizadores que já possuam documentos emprestados e cujo prazo de empréstimo tenha sido ultrapassado.
    5. A Biblioteca Municipal de Torres Vedras reserva-se o direito de contactar, pela via mais conveniente, utilizadores com documentos em atraso, alertando para a obrigatoriedade de procederem à sua devolução imediata.

Reservas

As reservas podem ser feitas presencialmente, pelo telefone e ou através do catálogo online da biblioteca na área pessoal do leitor.

Após comunicação, pelos serviços da Biblioteca, de que os documentos se encontram disponíveis, deverão ser levantados em três dias úteis.

Empréstimo presencial interconcelhio - RIBO

A RIBO - Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, constituída pelas Bibliotecas Municipais de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, disponibiliza de forma gratuita o empréstimo de documentos interbibliotecas e o empréstimo presencial interconcelhio de documentos a qualquer cidadão que resida, trabalhe ou estude num dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).

O empréstimo presencial interconcelhio permite que qualquer utilizador de uma das bibliotecas pertencentes à RIBO tenha acesso aos serviços de empréstimo domiciliário das 12 bibliotecas do território, sendo possível a realização de pedidos de empréstimo em qualquer uma delas, utilizando o cartão da biblioteca municipal de residência.

Para mais informações sobre este serviço contacte a receção da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Serviço Educativo

O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal desenvolve o seu trabalho em parceria com outros serviços educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras, escolas, instituições e particulares.

O seu programa de animação cultural apresenta atividades dirigidas a todas as faixas etárias (bebés, crianças, jovens, adultos e seniores) e de diferentes tipologias (visitas guiadas, contações, ações de formação, oficinas, encontros com escritores e ilustradores, mostras documentais).

A sala da hora do conto e a sala de expressão plástica são os espaços nucleares deste serviço.

Biblioteca de Praia de Santa Cruz

A Biblioteca de Praia de Santa Cruz encontra-se em funcionamento de 1 de julho a 15 de setembro.

O equipamento oferece os seguintes serviços:

  • Consulta presencial de documentos: livros (adultos, jovens e crianças), imprensa diária e outra;
  • Empréstimo domiciliário de monografias;
  • Acesso à internet;
  • Serviço de Reprodução - Impressão;
  • Utilização de computadores para trabalhos;
  • Atividades de Animação Cultural, como por exemplo, hora do conto, encontros com escritores e ilustradores, ateliês de expressão plástica, espetáculos ou feiras do livro.

O empréstimo de livros requer que o utilizador esteja inscrito na Biblioteca de Praia. O empréstimo está limitado a 4 livros, durante o período máximo de 10 dias e 2 dias de tolerância. É possível efetuar a renovação do empréstimo uma vez, presencialmente, por e-mail ou por telefone.

O acesso à internet decorre em sessões de 30 minutos, podendo ser renovadas se não houver ninguém em lista de espera.

Já a utilização de computadores para trabalhos decorre em sessões de 1 hora, com possibilidade de renovação caso não haja ninguém em espera. Está, ainda, disponível o serviço de internet sem fios, que pode ser utilizado através de dispositivos portáteis.

Tabela de Preços do Serviço de Reprodução:
  • Impressões A4 a preto: 0,30 €
  • Impressões A4 a cor: 0,45 €

Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares - SABE

O pedido de integração do concelho de Torres Vedras à Rede de Bibliotecas Escolares decorreu em 2004. O Município assinou o respetivo Acordo de Cooperação em 2006.

Tal como é designado pelo Manifesto das Escolas Públicas da IFLA/UNESCO, "a Biblioteca Escolar deve desenvolver nos alunos competências a nível de aprendizagem, tecnologias de informação e literacia que lhes estimule a imaginação e que permita formar cidadãos responsáveis e participativos".

É neste contexto que incide o trabalho de parceria efetuado pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, através do SABE, com as bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras.

As suas competências são:

  • Apoiar projetos de bibliotecas escolares, estimulando a sua criação ou desenvolvimento;
  • Prestar colaboração técnica no domínio da organização, gestão e funcionamento das bibliotecas escolares;
  • Aconselhar na seleção dos meios de informação e no desenvolvimento e implementação do serviço de biblioteca;
  • Fomentar a formação dos profissionais envolvidos do serviço de biblioteca;
  • Promover a articulação entre as bibliotecas escolares do Concelho.

Site da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras: https://www.redebibliotecas-tvedras.pt/

Biblioteca de Apoio do Politécnico de Leiria - Núcleo de Formação de Torres Vedras

A parceria entre as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras tem como objetivo reforçar a sua oferta formativa na cidade e resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e aquela instituição.

Esta cooperação visa, entre outros serviços, o apoio documental no que respeita aos alunos dos cursos técnicos superiores profissionais do Politécnico de Leiria ministrados no Torres Vedras LabCenter.

É neste contexto que incide o trabalho de parceria efetuado pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, através do SABE, com as bibliotecas escolares do concelho de Torres Vedras.

Serviços disponibilizados pela biblioteca de apoio:

  • Fundo bibliográfico (livros) abrangendo as seguintes áreas temáticas: ação social, design, gestão de empresas, informática, novas tecnologias, psicologia e sociologia;
  • Acesso a computadores específicos com ligação aos serviços disponibilizados pelas Bibliotecas do Politécnico de Leiria e de Torres Vedras para pesquisa bibliográfica e trabalho individual;
  • Acesso à Biblioteca do Conhecimento Online (B-On);
  • Catalogo online - os documentos cedidos pelas Bibliotecas do Politécnico de Leiria presentes no espaço da Biblioteca Municipal podem ser pesquisados no seu catálogo online;
  • Empréstimo domiciliário - Servico gratuito de empréstimo de livros da Biblioteca de Apoio do Politécnico de Leiria, de acordo com as regras de empréstimo domiciliário da Biblioteca Municipal;
  • Serviço de impressões/reprografia.

Este serviço pode ser utilizado por estudantes e docentes do Politécnico de Leiria em Torres Vedras e pela comunidade em geral.

Site das Bibliotecas do Politécnico de Leiria: www.ipleiria.pt/sdoc